Tsunami da Educação – Há 1 ano, uma centena de estudantes de Direito da UFRN ocuparam juntos as ruas de Natal

No dia 15 de maio de 2019, há exato 1 ano, o movimento estudantil foi responsável por destravar as mobilizações de massa contra o governo Bolsonaro. Após um corte de 30% no orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior feito por Abraham Weintraub, Ministro da Educação, centenas de milhares de estudantes ocuparam às ruas em todo o país pra dizer que não aceitariam o sucateamento da Universidade Pública. Aqui em Natal, por volta de 70 mil pessoas, dentre elas alunos, técnicos-administrativos, docentes e defensores da educação, fizeram um ato massivo que entrou pra história da cidade como um dos maiores de todos os tempos.
.
1 ano depois, estamos vivendo sob uma pandemia que fez com que as Universidades se justificassem pra sociedade e mostrassem a importante função que cumprem. Hoje, diante do papel central que as Instituições Públicas têm desempenhado na defesa da vida, ninguém ousa dizer que as Universidades só “fazem balbúrdia” ou que são “dinheiro jogado no lixo”.
.
Nós queríamos estar nas ruas derrubando esse presidente genocida que ataca a ciência e debocha da morte. Por ora, devido à necessidade de isolamento social, estamos ocupando as redes sociais, mas fique registrado que não aceitamos nenhum retrocesso. A nossa arma é a educação! #ForaBolsonaro