No dia 05 de março de 1932, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, realizou-se a primeira reunião do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Rio Grande do Norte. Foi uma reunião preparatória na qual compareceram os advogados Doutores Francisco Ivo Cavalcante, Presidente, Paulo Pinheiro de Viveiros, Secretário, Manoel Varella de Albuquerque, Tesoureiro e Bruno Pereira de Xavier Montenegro, Vogais.
Decidiu-se, na oportunidade, publicar um edital de convocação aos advogados provisionados e solicitadores para que os mesmos requeressem a sua inscrição na ordem. Os historiadores da época, no entanto, registram que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Norte só foi efetivamente criada em 22 de outubro de 1932, sendo, portanto, a sétima seccional criada no Brasil.
Sendo uma Ordem representativa da classe de advogados, o curso de direito está intrinsecamente ligado à OAB, tendo vários professores que ocupam cargos em comissões da própria, projetos de extensão patrocinados pelo órgão, inúmeros eventos – como a Aula Magna e debates – convidando membros da OAB para oferecer ao corpo discente do curso de direito cada vez mais conhecimento, além do claro desejo de todos os estudantes pela sonhada “carteirinha da OAB”.
Atualmente, o CAAC possui uma boa relação com a OAB/RN, a representante da Ordem no nosso estado. Utilizamos também, como inspiração, o Dr. Aldo de Medeiros Lima Filho, atual presidente da unidade estadual e que foi lembrado, com muito carinho, na página de “personalidades”, nesse mesmo site.
Além disso, vale salientar que, consoante relatório da OAB e FGV, o RN é o 7º estado com o maior número de aprovações no exame da Ordem, e o curso de direito da UFRN, o 1º do Rio Grande do Norte.